Você faz postagens nas redes sociais, publica textos no blog da sua empresa, mas mesmo assim não está tendo o retorno esperado? Não se desespere. Você apenas precisa obter e organizar melhor algumas informações e ações para se planejar adequadamente e, assim, conseguir se destacar entre seus concorrentes.
Neste artigo nós vamos orientá-lo como.
O que é Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo faz parte de uma das diversas ações do Inbound Marketing, e nada mais é do que uma estratégia voltada para o engajamento da empresa com o seu público-alvo. Isso acontece por meio da criação de um conteúdo que seja suficientemente relevante, a fim de manter os clientes já conquistados e atrair e fidelizar novos, gerando mais negócios. O marketing de conteúdo serve para:
– Aumentar a visibilidade da sua marca na internet; – Aumentar sua interação com o público; – Nutri-lo de leads; – Reduzir ao máximo o custo com a aquisição de clientes; – Conquistar a confiança do público; – Atrair possíveis divulgadores para a sua marca; – Melhorar o pós-venda.
E para que tudo isso ocorra em consonância, o primeiro passo a dar é criar algumas estratégias para que o marketing de conteúdo aconteça de maneira efetiva. Estratégias de Marketing
As estratégias de marketing são dividas em 5 etapas primordiais:
Planejamento Devemos especificar o quê, por quê, para quê, para quem, como, onde e quando determinada ação será feita e definir quais pessoas serão responsáveis por cada uma delas;
Persona
A partir da primeira etapa definida, parte-se para a elaboração de personas. Com essa delimitação, é possível direcionar melhor as suas postagens e criar conteúdos que façam mais sentido para quem vai recebê-lo. Vale salientar que a persona nada tem a ver com o público-alvo. Personas são representações fictícias do modelo de cliente que queremos alcançar (perfil completo e detalhado de um indivíduo – formação, gostos, costumes e etc). Já o público-alvo corresponde a uma parcela da sociedade consumidora, é a quem o serviço da sua empresa é direcionado (pessoas com o mesmo grau de escolaridade, gênero, profissões, interesses, idades, etc.).
Criação de conteúdo
Os conteúdos podem ser criados para vários formatos, como e-books, blogs, e-mail marketing, posts, etc. desde que estejam de acordo com o seu público;
Distribuição de conteúdo
Definir os canais onde os conteúdos serão publicados;
Métrica
É a mensuração dos resultados obtidos a partir das publicações.
Aplicando essas 5 estratégias ao seu negócio é possível alcançar ótimos resultados para a sua marca.
Dicas para criar conteúdos digitais eficientes:
- Tenha seus objetivos bem claros;
- Defina a persona que você quer atrair
- Defina os tópicos que serão abordados para que a persona em questão seja atraída;
- Monte um “esqueleto” do seu texto estruturando-o adequadamente;
- Escreva de acordo com o que foi previamente estruturado;
- Crie um título e uma chamada atraentes;
- Conquiste o seu leitor logo no primeiro parágrafo;
- Use técnicas de SEO em seus textos;
- Encerre com CTAs chamativas;
- Adicione imagens que despertem o interesse: Postagens ilustradas rendem 94% mais visualizações;
- Faça postagens para cada rede social;
- Revise todo o conteúdo a fim de melhorá-lo ou corrigir possíveis erros de português;
- Crie um calendário editorial a fim de organizar a sua produção e publicação;
- Publique ou agende a sua postagem;
- Produza conteúdo com frequência;
- Acompanhe diariamente as métricas.
Pronto! Agora é só aguardar bons resultados!
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