Você está realmente criando conteúdo online da forma correta?

Você faz postagens nas redes sociais, publica textos no blog da sua empresa, mas mesmo assim não está tendo o retorno esperado? Não se desespere. Você apenas precisa obter e organizar melhor algumas informações e ações para se planejar adequadamente e, assim, conseguir se destacar entre seus concorrentes.

Neste artigo nós vamos orientá-lo como.

 

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo faz parte de uma das diversas ações do Inbound Marketing, e nada mais é do que uma estratégia voltada para o engajamento da empresa com o seu público-alvo. Isso acontece por meio da criação de um conteúdo que seja suficientemente relevante, a fim de manter os clientes já conquistados e atrair e fidelizar novos, gerando mais negócios. O marketing de conteúdo serve para:

– Aumentar a visibilidade da sua marca na internet; – Aumentar sua interação com o público; – Nutri-lo de leads; – Reduzir ao máximo o custo com a aquisição de clientes; – Conquistar a confiança do público; – Atrair possíveis divulgadores para a sua marca; – Melhorar o pós-venda.

E para que tudo isso ocorra em consonância, o primeiro passo a dar é criar algumas estratégias para que o marketing de conteúdo aconteça de maneira efetiva. Estratégias de Marketing

As estratégias de marketing são dividas em 5 etapas primordiais:

Planejamento Devemos especificar o quê, por quê, para quê, para quem, como, onde e quando determinada ação será feita e definir quais pessoas serão responsáveis por cada uma delas;

Persona 

A partir da primeira etapa definida, parte-se para a elaboração de personas. Com essa delimitação, é possível direcionar melhor as suas postagens e criar conteúdos que façam mais sentido para quem vai recebê-lo. Vale salientar que a persona nada tem a ver com o público-alvo. Personas são representações fictícias do modelo de cliente que queremos alcançar (perfil completo e detalhado de um indivíduo – formação, gostos, costumes e etc). Já o público-alvo corresponde a uma parcela da sociedade consumidora, é a quem o serviço da sua empresa é direcionado (pessoas com o mesmo grau de escolaridade, gênero, profissões, interesses, idades, etc.).

Criação de conteúdo 

Os conteúdos podem ser criados para vários formatos, como e-books, blogs, e-mail marketing, posts, etc. desde que estejam de acordo com o seu público;

Distribuição de conteúdo

Definir os canais onde os conteúdos serão publicados;

Métrica 

É a mensuração dos resultados obtidos a partir das publicações.

Aplicando essas 5 estratégias ao seu negócio é possível alcançar ótimos resultados para a sua marca.

 

Dicas para criar conteúdos digitais eficientes:

  1. Tenha seus objetivos bem claros;
  2. Defina a persona que você quer atrair
  3. Defina os tópicos que serão abordados para que a persona em questão seja atraída;
  4. Monte um “esqueleto” do seu texto estruturando-o adequadamente;
  5. Escreva de acordo com o que foi previamente estruturado;
  6. Crie um título e uma chamada atraentes;
  7. Conquiste o seu leitor logo no primeiro parágrafo;
  8. Use técnicas de SEO em seus textos;
  9. Encerre com CTAs chamativas;
  10. Adicione imagens que despertem o interesse: Postagens ilustradas rendem 94% mais visualizações;
  11. Faça postagens para cada rede social;
  12. Revise todo o conteúdo a fim de melhorá-lo ou corrigir possíveis erros de português;
  13. Crie um calendário editorial a fim de organizar a sua produção e publicação;
  14. Publique ou agende a sua postagem;
  15. Produza conteúdo com frequência;
  16. Acompanhe diariamente as métricas.

Pronto! Agora é só aguardar bons resultados!

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