Conheça a

O potencial do mercado de games

A verdade é que aquela era em que os jogos eram associados às crianças e adolescentes definitivamente já passou. Agora, o setor movimenta bilhões ao alcançar um público altamente qualificado e diversificado.

E é muito provável que se você chegou até este artigo, é porque já tenha uma boa noção de como o mercado de games tem um potencial gigantesco de crescimento.

Pensando nisso, vamos explorar aqui o potencial do mercado de games. Vem com a gente!

Dados e estatísticas para você ficar por dentro

Vamos começar com o dado que provavelmente já será um dos mais surpreendentes: em 2022, 74,5% dos brasileiros são adeptos a pelo menos uma modalidade de jogo eletrônico, segundo a 9ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), o que representa um crescimento de 3,5% em relação ao ano anterior.

Ao nos aprofundarmos no perfil dos gamers, encontramos outras estatísticas que merecem uma atenção especial:

  • As mulheres são a maioria entre os jogadores, totalizando 53,8% do público total;
  • A faixa etária predominante dos gamers é de 25 a 34 anos (33,6%), seguido da faixa de 16 a 24 (32%);
  • 40% preferem jogar pelo PC/computador, 43% pelo videogame e a grande maioria esmagadora de 86% pelo smartphone;
  • Apenas entre 2017 a 2020, o número de idosos gamers (com idade entre 55 a 64 anos) cresceu 32%, e a tendência é de que essa estatística continue crescendo.

Pensando em entrar para as estatísticas?

A pergunta que vamos te fazer agora é: Quer lançar, ao longo do ano, o seu negócio no segmento? Vem com a gente, que iremos te ajudar a responder essa e outras perguntas, te dando as informações necessárias para que você fique por dentro desse mercado, a partir de agora.

Entende o potencial de crescimento do setor

Como você viu acima, o público do mercado de games é muito diverso e vasto, o que traz ainda mais potencial para ele, e para quem decide investir nessa demanda, é claro.

A Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC Brasil mais recente, obtida com exclusividade por Tilt, mostra que nos próximos três anos o mercado brasileiro irá dobrar. A estimativa é que a receita total de videogames e esportes eletrônicos no país chegue a US$ 2,8 bilhões (cerca de R$ 13 bilhões) em 2026. De acordo com o relatório, em 2021, ela foi de aproximadamente US$ 1,4 bilhão.

No ranking mundial de receita no mercado de games, o Brasil ocupa o 12º lugar e em 2021 superou o México e se tornou líder na América Latina. A previsão é que em 2026 o Brasil represente 47,4% da receita total da América Latina. É muito dinheiro, não é mesmo?

A essa altura do campeonato você já deve estar bem convencido de que o investimento no mercado de games é uma excelente pedida, não é mesmo?

Mundo digital conectou ainda mais os gamers

A verdade é que as pessoas estão cada vez mais conectadas. O desenvolvimento da internet tornou os smartphones populares, com isso, o mercado de games também cresceu e houve uma mudança na forma de criar e jogar videogames.

No passado, jogava-se sozinho, no máximo em duplas por meio de um console físico. Depois, passamos a nos conectar online via computadores, mas os jogos ainda não eram tão acessíveis. Os celulares revolucionaram a forma de jogar, criando interações e tornando possível experimentar o videogame de uma nova perspectiva.

A indústria dos jogos eletrônicos tem tudo para se consolidar com a chegada do sistema 5G, tornando os games ainda mais atraentes e acessíveis. Assim, o Brasil caminha para se tornar o 10º maior mercado gamer do mundo – os maiores atualmente são, respectivamente, Estados Unidos e China.

Twitch é um dos fenômenos da indústria

O mundo digital avança e estreita laços com os consumidores. Com a Twitch, plataforma que surgiu em 2005 e teve seu boom em 2010, veio à tona um número surpreendente de usuários engajados, fãs de marcas e gamers consagrados, que criaram uma rede com números incríveis. São 140 milhões de espectadores digitais mensais. Através da plataforma, é possível compartilhar telas em tempo real, tecer comentários, ouvir áudios e desenvolver interações profundas com os usuários.

Isolamento social favoreceu mercado de games no mundo

Com o isolamento social causado pela Covid-19, muitas indústrias sentiram um forte impacto econômico. Mas o mercado gamer, ainda superando crises, percebeu um número maior de usuários conectados em pelo menos algum jogo online. O motivo é simples: mais pessoas em casa, mais pessoas conectadas.

A popularidade dos games online também cresceu com o mercado de Esports. A cada ano, novas competições digitais surgem, movimentando muito a indústria. Pessoas dos mais diferentes lugares do mundo competem e se conectam em partidas eletrizantes e repletas de emoção.

Inovação é a principal regra

A inovação gera competitividade, que melhora década a década o mercado de videogames no mundo. O tremendo sucesso dos jogos online atualmente mostra a importância de inovar constantemente no conteúdo e formato dos games.

A tecnologia é fundamental para criar elementos realistas e atrair usuários cada vez mais exigentes. O desenvolvimento da indústria se ampara no desenvolvimento de tecnologias que fazem os games mais reais, com melhores gráficos e jogabilidade 100% eficiente. Que tal se tornar um streamer de games e surfar na onda da tecnologia?

Mas, o que é necessário para começar a fazer uma transmissão?

Pensando nesse cenário, muitas pessoas têm o desejo de iniciar as suas transmissões e conseguir um espaço nesse meio do Streaming de games. Mas como começar? Quais são os passos?

Confira abaixo o que é necessário para você fazer um streaming de games:

Especificações técnicas

Para se transmitir uma live de qualidade, o computador deve possuir alguns parâmetros técnicos, essas recomendações são feitas para manter a estabilidade da live, conseguindo assim prender a audiência.

Obviamente isso não é um limitador definitivo, e você pode tentar transmitir uma live mesmo que o seu computador possua parâmetros inferiores. O que importa é manter a qualidade da transmissão e do conteúdo apresentado.

A recomendação é que seu PC possua ao menos um Intel Core i5-4670 ou algum AMD equivalente e 8GB de memória RAM.

A internet também é um aspecto importante e é recomendado que a taxa de bits seja entre 4.000 e 6.000 Kilobytes por segundo. Isso gira em torno de 5 Mbps a 7 Mbps.

Essa velocidade é para entregar uma transmissão de 1080p a uma taxa de 60 quadros por segundo. Para uma transmissão em 30 fps, a recomendação cai para 3,500 a 5,000 Kbps que fica entre 4 e 5 Mbps.

Essas configurações são necessárias pois o seu PC, além de exercer as suas funções normais, irá capturar e transmitir a tela, o que exige bastante do computador. Caso opte por transmitir partidas de jogos direto de seu computador, aí você irá precisar de uma configuração muito superior.

Equipamentos

Quando falamos de games, é interessante mostrar o seu rosto para as pessoas. Isso cria uma familiarização e aumenta as chances de elas permanecerem e voltarem para sua live.

Uma webcam que grave em 1080p e 60fps, é uma ótima opção. Adquirir uma boa iluminação através de uma softbox fará muita diferença. E, se você quer ir além, aposte no famoso chroma key.

Lembre-se que a qualidade do áudio também é extremamente importante, então aposte em um bom microfone para as lives. E para mandar bem nos jogos e estar atento em tudo, possua um bom headset.

À medida que você for se profissionalizando, considere comprar um controle rápido de stream. É um painel que te leva rapidamente para os programas mais importantes. Um controle de câmeras também é uma boa sugestão.

E por fim, é interessante possuir dois monitores. Um que ficará exclusivo para os games, e outro que ficará com a parte da live em si, como configurações e chat.

Mais algumas dicas valiosas sobre transmissão

A primeira dica importante é fazer uma transmissão de games interessantes, mas que poucas pessoas transmitem. É crucial, principalmente no início, que você tente se destacar. Fazer a mesma coisa que todos fazem não ajuda em nada. Na verdade, só atrapalha.

A segunda dica é manter uma boa interação com o seu público. A maioria das pessoas não estará ali para ver a gameplay em si. Elas vão lhe assistir para ouvir seus comentários e para interagirem com você.

Nossa terceira dica e última dica, também muito importante, é ser consistente. Tente manter um horário fixo para as suas lives. Mais para frente, o seu público saberá exatamente a hora que você irá começar e entrarão na sua live com mais rapidez.

Fazer uma live é algo bastante prazeroso e que ainda pode render um bom dinheiro. Como tudo na vida, é preciso ser persistente, pois os resultados só virão com o tempo.

Para tirar o seu projeto do papel, não hesite em conversar com a equipe de especialistas da Whido, uma empresa especializada no mercado de games e esportes eletrônicos pioneira em live streaming. Entre em contato com a gente!

2 Comentários

  • Nossa né senti extremamente desenformado e empolgado para trabalhar no setor de games pra ontem.
    Texto incrível e informações valiosas para todos profissionais.

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