Streaming de games: o que é necessário para fazer o seu?

O mundo das lives vem crescendo, e mais ainda quando falamos de games. Os dados revelam que 54% do conteúdo das lives é sobre games/esportes.

Pensando nesse cenário, muitas pessoas têm o desejo de iniciar as suas transmissões e conseguir um espaço nesse meio. Separamos um conteúdo que mostra o que é necessário para fazer um streaming de games. Boa leitura!

Especificações técnicas

Para se transmitir uma live semiprofissional, alguns parâmetros técnicos que o computador deve possuir são recomendados. Essas recomendações são feitas para manter a qualidade da live, conseguindo assim prender a audiência.

Obviamente isso não é um limitador definitivo, e você pode tentar transmitir uma live mesmo que o seu computador possua parâmetros inferiores. O que importa é manter a qualidade de transmissão.

A recomendação é que seu PC possua ao menos um Intel Core i5-4670 ou algum AMD equivalente, e 8GB de memória RAM.

A internet também é um aspecto importante, e é recomendado que a taxa de bits seja entre 4.000 a 6.000 Kilobytes por segundo. Isso gira em torno de 5 Mbps a 7 Mbps.

Essa velocidade é para entregar uma transmissão de 1080p a uma taxa de 60 quadros por segundo. Para uma transmissão em 30 fps, a recomendação cai para 3,500 a 5,000 Kbps que fica entre 4 e 5 Mbps.

Essas configurações são necessárias pois o seu PC, além de exercer as suas funções normais, estará capturando a tela e transmitindo, o que exige bastante do computador. Caso opte por transmitir partidas de jogos direto de seu computador, aí você irá precisar de uma configuração muito superior, que falaremos em outro post aqui no blog.

Equipamentos

Para transmitir uma live de qualidade, principalmente quando falamos de games, é interessante mostrar o seu rosto para as pessoas. Isso cria uma familiarização e aumenta as chances de elas permanecerem e voltarem para sua live.

Uma webcam que grave em 1080p e 60fps, é uma ótima opção. Adquirir uma boa iluminação através de uma softbox fará muita diferença. E, se você quer ir além, aposte no famoso chroma key.

Lembre-se que a qualidade do áudio também é extremamente importante, então aposte em um bom microfone para as lives. E para mandar bem nos jogos, e estar atento em tudo, possua um bom headset.

À medida que você for se profissionalizando, considere comprar um controle rápido de stream. É um painel que te leva rapidamente para os programas mais importantes. Um controle de câmeras também é uma boa sugestão.

E por fim, é interessante possuir dois monitores. Um que ficará exclusivo para os games, e outro que ficará com a parte da live em si, como configurações e chat.

Dicas

Uma dica importante é fazer uma transmissão de games interessantes, mas que poucas pessoas transmitem. É crucial, principalmente no início, que você tente se destacar. Fazer a mesma coisa que todos fazem não ajuda em nada. Na verdade, só atrapalha.

Outro ponto é manter uma boa interação com o seu público. A maioria das pessoas não estará ali para ver a gameplay em si. Elas vão lhe assistir para ouvir seus comentários e para interagirem com você.

Ser consistente também é muito importante. Tente manter um horário fixo para as suas lives. Mais para frente, o seu público saberá exatamente a hora que você irá começar, e entrarão na sua live com mais rapidez.

Fazer uma live é algo bastante prazeroso e que ainda pode render um bom dinheiro. Como tudo na vida, é preciso ser persistente, pois os resultados só virão com o tempo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.