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Divulgação de lives: como atrair o público ideal?

Se a sua intenção é atingir um público que de fato tenha interesse no seu conteúdo, pensar em todos os detalhes da divulgação das suas lives com certeza é um processo necessário. É preciso saber distribuir o conteúdo pensando em cada etapa, seguindo uma a uma de forma cronológica, para que dessa forma não se deixe espaço para erros e seu engajamento alcance o número de pessoas desejadas.

Pensando nisso, reunimos algumas ideias de como te ajudar na divulgação de suas lives, atraindo o público perfeito de uma forma clara e objetiva. Aproveite o conteúdo e boa leitura!

Mídias Sociais, o melhor lugar para alcançar pessoas!

Para você entender o poder que essas plataformas podem exercer dentro da vida de sua empresa, de acordo com um estudo divulgado pela plataforma CupomValido.com.br, que reuniu dados da Hootsuite e WeAreSocial, mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam redes sociais pelo mundo, o que representa 53,6% da população mundial.

Ainda de acordo com o estudo, o Brasil é o terceiro país que mais usa redes sociais no mundo. São mais de 150 milhões de usuários de redes sociais, ou seja, 70,3% dos habitantes do país estão nas redes sociais.

Além disso, os algoritmos das redes sociais estão sempre sugerindo perfis que possam ser do interesse de cada usuário, o que é ótimo, porque é dessa forma que você vai atingir um público genuinamente interessado no que você tem a oferecer.

Ao realizar lives, você faz a divulgação da sua marca, produtos e serviços e, caso os viewers, ou seja, os espectadores achem o conteúdo relevante, provavelmente vão acessar seu perfil nas redes sociais e compartilhar o seu conteúdo com outras pessoas. Com isso você aumenta as chances de ter um maior engajamento em futuras lives e até em seu perfil.

A verdade é que muita gente pensa que a parte da divulgação de lives é apenas sobre compartilhamento de links, tráfego pago ou chamadas para ação, entretanto o mais importante é o conteúdo. Sem um conteúdo relevante você não conseguirá se conectar com a sua audiência, não gerará engajamento e não fará com que ela compartilhe o que você tem a dizer com outros usuários.

Vamos começar com o objetivo do seu vídeo

O porquê de gravar é o primeiro passo para te dar segurança na hora de falar bem em vídeos. Você precisa definir qual o assunto que será abordado para poder destrinchar os argumentos ao longo do vídeo, por isso é tão importante fazer um bom roteiro. Ele não precisa ser restritivo, mas, se bem estruturado, irá te ajudar como um guia, para garantir que todos os tópicos serão apresentados.

Conheça bem o seu público-alvo

Saber quem é seu público ajuda na hora de transmitir as informações desejadas e até mesmo na maneira, nos gestos, nas expressões e na postura em frente à câmera. Também ajudará a definir o tipo de linguagem a ser usada na hora da gravação para facilitar entendimento do conteúdo.

Ainda que você use uma linguagem mais formal, evite palavras muito difíceis, porque a pronúncia pode não ser a certa e você corre o risco de se enrolar na fala. Troque pelo significado, mesmo que aumente o que você falará. Por exemplo, em vez de falar que algo é “anticonstitucional”, diga que é contra a constituição.

Crie uma persona para que você possa visualizar melhor o perfil do seu público-alvo. Saber como você pode falar é um facilitador e te ajuda a ficar mais concentrado e relaxado.

Tem medo de câmeras e refletores? Calma, respira…

Falar bem em vídeos e fazer sucesso com seus conteúdos pode parecer algo impossível para quem nunca fez uma live e não tem experiência nenhuma. Mas tenha certeza de que depois que você entender um pouco do que é necessário para fazer uma live com qualidade, elas serão o seu diferencial.

Treine na frente do espelho, parece clichê, mas essa técnica é infalível. Na verdade, o que vale nela é a prática, pois você consegue repassar todo o roteiro para memorizar (e não decorar) o que for falar e deixar a sua comunicação mais fluida e natural. Treine em voz alta, como se de fato estivesse gravando, assim você irá ouvir a sua voz, perceberá como está a sua entonação e ficará mais confiante para encarar uma plateia.

Outro ponto importante e que pode fazer bastante diferença é sorrir. O sorriso é um gesto simpático, agradável e que diz muito. Ele ajuda na comunicação não verbal de seu discurso e, mais ainda, mostra confiança e segurança ao seu público.

Os maiores divulgadores da sua marca são os seus seguidores

Pense assim: se o seu seguidor gosta de como você é e da forma como você interage com o seu público, ele certamente indicará você para outras pessoas.

Tenha sempre algo interessante para compartilhar, seja um vídeo ou uma imagem, por exemplo. Não se prenda em levar seu conteúdo só no momento de suas lives, seu processo de divulgação deve ser algo constante no seu dia a dia. Ter sempre conteúdos novos irá chamar a atenção do seu público e mantê-lo engajado, conduzindo-o para novas lives.

E, um ponto muito importante, evite copiar o estilo ou forma de agir de outra pessoa, isso pode até funcionar, mas será por um tempo bem curto, e só vai tornar o seu conteúdo genérico e totalmente desinteressante.

E qual a forma ideal de mostrar para as pessoas que não o conhecem o que você está oferecendo?

Procure sempre compartilhar os melhores momentos das suas transmissões, os famosos clipes. Dessa forma, os usuários que não sabiam da sua existência, podem encontrar um clipe que você compartilhou através da recomendação do algoritmo.

Se as pessoas acharem o clipe compartilhado interessante, certamente irão procurar saber mais sobre quem você é, quais são os dias de transmissão, etc.

Monte os clipes de uma maneira inteligente, procurando retratar o que há de melhor na sua essência e forma de se comunicar, dessa forma você conseguirá ser mais assertivo para atrair o público desejado e aumentará as suas chances de expandir sua audiência.

À medida que seu público for crescendo, procure fazer pesquisas com ele para entender quais as redes sociais que ele mais utiliza. Fazendo isso você entenderá que tipo de plataforma seu perfil mais se identifica dentro do seu conteúdo e saberá quais as melhores redes para fazer a divulgação de suas lives para atrair o mesmo tipo de usuário.

Tenha em mente que você não conseguirá agradar todo mundo. O seu alvo deve ser as pessoas que se identificam com o seu conteúdo.

Nós somos especialistas nesse ramo, e podemos ajudar você em todos os aspectos desse mundo de lives. Entre em contato, fale com um especialista e entenda melhor o que nós oferecemos.

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